top of page

A psicanálise é sobre rebelar-se!

  • Foto do escritor: Amanda Lantyer
    Amanda Lantyer
  • 1 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de ago.

Somos bombardeados todos os dias pela velocidade. As tecnologias se aproveitam da fome por imediatismo já existente em nosso cérebro. Há uma suave e persistente mensagem no mundo virtual de que precisamos ser mais eficientes e mais rápidos ou ficaremos para trás.


Por estarmos tão expostos a isso no mundo virtual, trazemos isso para o mundo não virtual. Desde o café ser feito na cafeteira e não no coador até a escova de dentes elétrica na hora de dormir. As construções estão mais rápidas, tecnológicas e eficientes, o escrever tem que ser no computador e não no caderno, o feed do instagram que entrega notícias e vídeos mais rápido do que sentar pra assistir a um telejornal na tv, o Tinder te faz “conhecer” rapidamente os “disponíveis” e está cheio de cursos que prometem te fazer estudar enquanto dorme. A mensagem é: seja e faça mais no menor tempo possível.


Adoecer? Não há tempo para isso! Busca-se a pílula, a terapia milagrosa, a vivência intensiva e o remédio do momento, afinal, é preciso ficar "curado" o mais rápido possível. Sendo assim, reservar um tempo para si e falar, falar, falar, ouvir-se, contradizer-se inúmeras vezes, chorar, rir de si mesmo, ouvir o próprio silêncio, é ir na contramão disso tudo, não é mesmo? Isso não é veloz.

Só existe um caminho para a liberdade e ele passa por um reconhecimento de si mesmo. Quem sou eu? Por que faço isso que faço? Por que repito isso que repito? De novo isso na minha vida? Por que são essas pessoas que admiro? Que amo? Que odeio? Será que eu consigo ser diferente? O que é ser diferente do que eu sou? Onde quero chegar? O que realmente me faz feliz e porque? O que me deixa triste? Por que não sei lidar com isso?  


A psicanálise requer investimento de tempo (sim, e dinheiro também), mas é um dos poucos gastos pessoais em que estamos investindo na nossa real liberdade, na pesquisa do nosso ser, nas nossas profundezas. Sentar numa cadeira ou deitar-se num divã de um consultório parece ser um absurdo nestes tempos e isso é verdadeiramente rebelar-se contra todo o sistema no qual estamos imersos! É por isso que fazer análise é tão revolucionário em nossas vidas!


Para agendar sessões online comigo, acesse:



ree

 

 
 

MARQUE UMA CONSULTA

AMANDA LANTYER

PSICANALISTA

(87) 99108-5665

UBERLÂNDIA/MG

© 2024 por Amanda Lantyer. Criado com Wix.com

bottom of page